História: The Number Of The Beast - 1982

Mais um post da nossa série sobre as referências históricas por trás das músicas do Iron Maiden. Nosso colaborador Ricardo Heavyrick está de volta, dessa vez falando um pouco sobre o álbum "The Number Of The Beast"



1982 - THE NUMBER OF THE BEAST
Por: Ricardo Heavyrick (História e Caos)

Este aqui é um dos melhores álbuns de heavy metal do planeta, de todos os tempos. Uma pequena mudança na banda acontece. Pequena mesmo, o inglesinho de 1.68m, Paul Bruce Dickinson entra para a banda no lugar de Paul Di'Anno.

Digamos que The Number of the Beast é o resultado de Steve Harris ter assistido ao filme A Profecia II (Damien: Omen II) e lido o poema Tam o'Shanter do escritor escocês Robert Burns (1759 – 1796).



Tam o'Shanter também é o nome de uma coisa de colocar na cabeça, tipo de um cap, parece uma boina com um pompom em cima. E o nome foi tirado do personagem e não o contrário. O poema, escrito em escocês misturado com inglês, fala de uma visão de Tam o'Shanter voltando para casa depois de muito tempo estando em um pub.







A introdução de THE NUMBER OF THE BEAST contém duas passagens da bíblia, Apocalipse 12:12 e 13:18. A intro foi narrada por Barry Clayton, um locutor da rádio Capital 95.8, que ainda funciona e tem o slogan: The uk's no.1 hit music station.

Na época em que foi lançado houve um grande mimimi dos religiosos dizendo que a banda era do demônio (e ainda dizem) por conta do clip e da capa do álbum. Mas todos os conhecedores da Donzela sabem que a banda não tem nada de satanista (e se tivesse seria boa do mesmo jeito).



Voltando ao álbum, a primeira música, INVADERS fala sobre a invasão dos Vikings na Inglaterra.

Os Vikings são uma antiga civilização nórdica, da escandinávia (Suécia, Noruega e Dinamarca). Além de colonizadores e comerciantes, eram também conquistadores e engajaram-se na conquista dos demais territórios europeus como a França, Bretanha e ilhas do Atlântico Norte, seu apogeu aconteceu nos séculos VIII e IX.

Os ataques dos Vikings, principalmente os dinamarqueses, contra os ingleses começaram por volta do ano de 793. Eles tomaram vários reinos ingleses, ficaram por ali e passaram a comercializar. A área inglesa sob domínio dinamarquês era chamada de Danelaw, onde as leis dinamarquesas prevaleciam.

Depois disso foi aquela velha bagunça de povo conquistando povo: os ingleses recuperaram o território depois perderam de novo para os dinamarqueses que depois perderam para os normandos (que eram vikings franceses por assim dizer).



CHILDREN OF THE DAMNED é resultado de outro filme visto por Harris, aliás, dois filmes: Village of the Damned e Children of the Damned. As duas séries tratam de crianças com poderes psíquicos.







Dizem também que certa vez, Bruce Dickinson afirmou em seu antigo programa na Radio 6 BBC, que esta música foi inspirada pela faixa Children of the Sea do Black Sabbath na fase Ronnie James Dio.

THE PRISONER é baseada em uma série de TV dos anos 60, estrelada por Patrick McGoohan. Na série o agente abandona o serviço secreto britânico e é preso quando chega em casa. Ele é levado para “The Village” onde os nomes são trocados por números. Ele é o número 6. Na medida que o sujeito avança na hierarquia, seu número diminui até o um, que manda no lugar.

A intro da música "We want information, information, information Who are you? The new number two. Who´s number one? You are number six. I´m not a number ya. I´m a free man! Hahahahaha!" faz parte do segundo capítulo do seriado, The Chimes Of Big Ben.



22 ACACIA AVENUE segue com a saga da prostituta Chartlotte que começou lá no primeiro álbum. Acacia Avenue dá nome para mais de 60 ruas no Reino Unido. A Acacia Road mais próxima onde Steve Harris nasceu, Leytonstone, fica em Hornchurch. A BBC e The Guardian tem reportagens sobre estas ruas.



RUN TO THE HILLS conta a história do massacre dos nativos americanos pelos estadunidenses. Após as 13 colônias estadunidenses conseguirem a separação da Grã-Bretanha, eles avançaram para o sul e o oeste da América. Tribos indígenas foram dizimadas sob o pretexto, com tons de nazismo, do tal do destino manifesto.





O destino manifesto (1840) era o clamor dos estadunidenses de que eles eram predestinados pelo deus deles a dominar a América, matando, invadindo e escravizando os demais povos "inferiores".

É bem similar também ao comando do Papa Urbano II para que as pessoas fossem para as Cruzadas, e os que lá morressem iriam para o céu e ganhariam uns troquinhos saqueando os sarracenos mas isto é outra história.



GANGLAND parece falar sobre um ex-gangster apavorado pelo seu passado. Falando em gangs, nos EUA existem dados que tratam apenas dos perfis dos gangsters, constam aqui no National Gang Center, subordinado a BJA (Bureau of Justice Assistence).

TOTAL ECLIPSE descreve um eclipse total, onde todos ficam aterrados de medo diante da escuridão total.

Por fim, esperando em sua cela, quando os sinos começam a tocar, sem muito tempo para pensar na vida passada, pois às 5 horas o levarão para a forca. As areias do tempo estão acabando, devagar... E assim terminamos com HALLOWED BE THY NAME, a narração de um pré enforcamento.



Após este álbum o baterista Clive Burr deu lugar a Nicko Mcbrain. A banda faz mais sucesso ainda e parte para a maratona de álbuns e tours pelo mundo. Mas é só o começo do sucesso da Donzela!



1. INVADERS
2. CHILDREN OF THE DAMNED 
3. THE PRISONER
4. 22 ACACIA AVENUE
5. THE NUMBER OF THE BEAST  
6. RUN TO THE HILLS  
7. GANGLAND
8. TOTAL ECLIPSE  
9. HALLOWED BE THY NAME


FORMAÇÃO
STEVE HARRIS - Baixo e Backing Vocals
DAVE MURRAY - Guitarra
BRUCE DICKINSON - Vocalista Principal
CLIVE BURR - Bateria
ADRIAN SMITH - Guitarra e Backing Vocals

LEIA TODOS OS POSTS DA SÉRIE
IRON MAIDEN (1980) // KILLERS (1981) // PIECE OF MIND (1983) // POWERSLAVE (1984) // SOMEWHERE IN TIME (1986) // SEVENTH SON OF A SEVENTH SON (1988) // NO PRAYER FOR THE DYING (1990) // FEAR OF THE DARK (1992) // THE X FACTOR (1995) // VIRTUAL XI (1998) // BRAVE NEW WORLD (2000) // DANCE OF DEATH (2003) // A MATTER OF LIFE AND DEATH (2006) // THE FINAL FRONTIER (2010)